Alporquia

Também é conhecida por Borbulhia Aérea, a alporquia é uma das técnicas mais antigas na propagação de plantas, já tendo sido usada na China, há mais de 10 mil anos.

Consiste em envolver parte do ramo da planta com substrato (ráfia ou pedriscos) para induzir a formação de raízes, para isso recomenda-se escolher um ramo com até um ano, eliminando brotações laterais em torno de 15 à 30 centímetros antes do fim do galho, se forem escolhidos galhos mais velhos, lenhosos, pode haver a necessidade do uso de reguladores vegetais para induzir o enraizamento, isto é necessário, pois quanto mais velha a planta menor a concentração de hormônios presente na mesma. Recomenda-se o uso de Vitamina B1 ou fertilizante líquido (enraizador).

No ramo escolhido faz-se pequenas lesões, cortes ou anelamento, no local lesionado amarra-se com barbante uma ponta do plástico ou tecido cobrindo o ramo com um substrato leve, poroso e umedecido, que será envolto com tecido ou plástico transparente, amarrando e deixando bem presa as pontas do pacote que parce um “bombom”, a vantagem de se usar plástico transparente é que este permite visualizar a formação de raízes. Quando as raízes ficarem visíveis, corte o ramo e desembrulhe com cuidado, passando esta planta para um vaso e a mantenha em local sombreado para aclimatação antes de expor ao sol.

A época mais indicada para alporquia, é o início da primavera, quando as plantas estão em pleno crescimento e o tempo de permanência do “curativo” pode variar dependendo de cada espécie, alguns exemplos:

  • Espiradeira (Nerium oleander) – 8 semanas
  • Azaléias (Rhododendron sp) – 14 semanas
  • Figueira (Ficus sp) – 7 semanas
  • Ginko (Ginko biloba) – 4 meses
  • Jabuticaba (Myrciaria cauliflora) – 1 à 2 anos
  • Pitangueira (Eugenia uniflora) – 14 meses à 2 anos

Planejo aplicar esta técnica em uma Acerola, na casa da minha namorada em Minas Gerais, a árvore produz frutos durante o ano inteiro, então devo conseguir um bonsai já frutificando no vaso. Assim que fizer, colocarei fotos aqui, de todo o processo.

Gostaria de agradecer à Adriana de Biassio, por ter explicado melhor como aplicar esta técnica.

30 Responses to “Alporquia”

  1. De nada, mas vc esqueceu a preposição do meu nome! haushausaasaa… mas tudo bem, já existem umas 3 adrianas de biassio na família, coisa de gente sem criatividade e com família grande… Que linda, a expicação sobre alporquia! ^^

    Depois venho aqui ver as fotos da alporquia de acerola. ;)

  2. David lima disse:

    Olá eu estou tentando com um ficus,é minha primeira vez,e eu gostaria de saber se alguem pode me ajudar?
    Me dando algumas dicas sobre rega,se eu tenho que podar alguns galhos ou folhas,etc…
    Obrigado.

    marco antonio Reply:

    boa tarde… primeiro passo, e prepara o sub-estrato… eu gosto muito de usar areia com pedrisco, (por manter bem a umidade, e pela facilidade de desmanchar o torrão sem prejudicar as raizes), segundo eu gosto muito de usar vasinho de plastico, por comportar mais substrato… ai depois é bom tirar a casca fazer um anel de cerca de 5 cm… para desenvolver as raise… e por ultimao fazer uma poda de ponta do galho em questão para que na hora da brotação ja venha a indução de novas raizess… te mais e bom trabalho…

  3. David, mande uma foto do seu ficus para que eu possa ter uma idéia do que pode ser possível fazer nele, mande a foto para vinicius @ projetobonsai.com

  4. Ronald Fleming Gonzaga disse:

    Por favor, alguém sabe quanto tempo tem que se deixar o BOMBOM da alporquia na lichia?

    Vinicius Costa Reply:

    Ronald,
    O tempo pode variar muito… de 3 meses até 2 anos… O ideal é ficar sempre verificando se as raízes estão aparecendo.

  5. Fabiola Vale. disse:

    Estou engatinhando no cultivo de bonsai, desculpe a minha ainda ingnorancia,mas me atrevo e pergunto:
    Como dar uma inclinação de um angulo de 45 graus á um tronco de bonsai de serissa, que foi transplantado há um mes. ele é novinho, quase uma muda, sem danificá-lo?

    Vinicius Costa Reply:

    Melhor esperar que ele se estabilize… Um mês é muito pouco tempo.
    Depois você faz a modelagem com arames…

  6. Queila disse:

    Por favor gostaria de saber se eu corto o galho da arvore frutifera em que eu escolher na hora que eu fizer alporquia nao entendi, ou fica na arvore ate formar a raiz, me ajudam.

  7. Vinicius Maciel disse:

    Ótimo manual… tentei fazer estaquia de um arbusto de Mussaenda rosa… a estaca pegou, surgiram vários brotos, mas secaram em seguida. Agora, vou tentar a alporquia. Conhece o prazo para esta espécie enraizar?

    Vou usar fibra de coco umedecida mais Biofert enraizador. Como não achei nada específico para esta espécie, devo deixar 8 semanas…

    valeu!

    Vinicius Costa Reply:

    Vinicius, infelizmente não conheço essa espécie.

  8. Andre Antoniazzi disse:

    Gostaria de saber se consigo uma muda de figueira ,sendo a mesma um exemplar centenario atraves da alporquia e como devo proceder.
    Obrigado pela ajuda

    Vinicius Costa Reply:

    Pode conseguir sim, Andre… É só seguir as instruções desse post :)

  9. Libério José Azevedo Gontijo disse:

    Gostei muito das informações e solicito informar como posso adquirir muda de lichia originária da alpoquia, e em quanto tempo ela deve iniciar prodúção.
    Obrigado
    Libério

  10. Schmitz disse:

    Excelente para o “bombom” é a turfa em estágio primário. Enraiza bem em tres meses, mesmo sendo o galho novo ou mais de um ano.Além disso ela possui uma liga que adere ao galho com uma simples compressão das mãos e mantém ótima humidade.

  11. serginho disse:

    quando a alporquia tiver enraizado e eu cortar o galho eu ja devo plantar no vaso proprio para o bonsai ou devo plantar em um vaso um pouco maior para depois fazer o transplante

    Vinicius Costa Reply:

    Isso é uma opção sua, Serginho :)

  12. RGS(pesquisador) disse:

    Excelente, a explanação de como realizar uma alporquia – Com um detalhe, o qual, eu desconhecia – A utilização da vitamina B1,em caso especial.

  13. José Ronaldo disse:

    Boa tarde a todos!
    As explicações estão claríssimas mas gostaria de saber se posso fazer com qualquer espécie, inclusive com arvores nativas?
    E se tem alguma dica para analisarmos
    o tempo que será necessário para o aparecimento das raízes.

    José Ronaldo

  14. Vicente disse:

    nao é necessario manter umido o composto dentro do “bombom”??

  15. Sandra Simião disse:

    Olá, fiz dois alporques no meu cajueiro
    no dia 06 deste mês, mas estou com dúvidas terríveis…Devo irrigar os alporques com ajuda de uma seringa? Em que espaço de tempo?Ou não precisa?Quando devo verificar se já nasceu raízes, já que fiz com plástico preto? Por favor, seria possível me orientar?, não tenho experiência neste assunto. Muito obrigada. Fique na paz.

  16. fabricio disse:

    uma alporquia não pode virar uma arvore adulta , é só um bonsai?

  17. Adriana de Biassio disse:

    se não tiver errada, bonsai torna-se uma arvore adulta, pois quando a planta começa a frutificar é sinal que atingiu o estado adulto. A alporquia é uma espécie de clonagem, pois retira-se uma parte da planta/matriz adulta, será uma “cópia” da árvore a qual fez a alporquia.

  18. Adriana de Biassio disse:

    é necessário manter o substrato da alporquia sempre umido para contribuir no sucesso do enraizamento.

  19. Gonçalo Leão disse:

    Fiz um alporque num galho de graviola e
    em poucos dias o galho secou. Qual foi
    meu erro? Bem certo que em outras árvores
    correu tudo bem: como jabuticaba, pitanga
    sapoti, etc.
    Atenciosamente
    Aguardo resposta

  20. marcone disse:

    pretendo fazer alporquia em dois ficus retusa que colhi em um canto de muro na escola onde trabalho, eles têm 3 anos que estão sendo cultivados como bonsai. quero diminuir o tamanho das plantas e aproveitar para ter duas novas plantas com ramificações diferentes (estilo troncos multiplos). qual a melhor época pra se fazer a alporquia?

  21. DYEGO disse:

    é muito facil com ficus

  22. DYEGO disse:

    é só fazer o anel em volta do galho e colocar um substrato
    depois de uns dias vc vai ver q solta raiz pra todo lado, faz um teste sem substrato pra vc ver funciona tbm.

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] ele alterou um pouco o texto, ficando mais fácil para compreender, você pode aprender sobre alporquia e bonsais com um iniciante apaixonado pelas miniaturas de árvores no Projeto [...]

  2. [...] Utilizando o método da alporquia, você faz com que a planta desenvolva raízes nos locais desejados, deixando o nebari com o equilíbrio necessário para que você possa começar a se preocupar com os primeiros galhos e com o estilo a ser adotado em seu bonsai. Você pode ler um pouco mais sobre alporquia neste link aqui: Alporquia. [...]


Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Projeto Bonsai no Facebook