Jabuticabeira

A jabuticabeira é uma das espécies nativas mais utilizadas na arte do bonsai, abaixo podemos ver um exemplar trabalhado por Rock Jr.

Jabuticabeira

Nome científico: Myrciaria cauliflora

Origem: Brasil, aparecendo também em outros países da América do Sul (Colômbia, Paraguai) e ocasionalmente, na Flórida.

Ambiente: Em climas temperados, pode ser colocada durante todo o ano, próxima a uma janela bem iluminada e arejada, porém cuidado com os ventos muito fortes. Em ambientes externos (aconselhável que seja desde a metade da Primavera até o final do Verão), o ideal é colocá-la em um local ensolarado ou a meia sombra. Não suporta geadas fortes, devemos protegê-la do frio, principalmente se a temperatura estiver abaixo de 15ºC.

Características: Árvore frutífera muito popular no Brasil, com galhos que crescem naturalmente a partir do solo. Possui o tronco liso, em tons que variam do marrom-claro ao cinza, uma de suas características é desprender a casca ao longo do tronco e galhos, criando um efeito bastante atrativo (variando os tons de cor do tronco/galho). Possui folhas perenes e pequenas, com uma coloração verde-brilhante, de forma ovalada. No início da brotação suas folhas têm uma coloração suavemente rosa e aos poucos vão mudando para um verde claro BEM intenso, até chegar ao verde mais escuro, bem forte também. Pequenas flores brancas surgem diretamente no tronco e galhos da árvore, e mais tarde se transformam em frutos médios, brilhantes, escuros, quase negros, muito apreciados por seu sabor.

Rega: Regue generosamente durante os meses de Verão, a jaboticabeira adora solos encharcados, porém reduza a freqüência da rega durante o Inverno. O melhor é manter o solo fortemente úmido.

Adubação: Adubo líquido a cada quinze dias, do início da Primavera até o final do Verão. Durante o Outono e o Inverno, diminua a freqüência, e adube apenas uma vez por mês. O adubo Osmocote, ou algum outro que seja de liberação lenta, pode ser usado sem problemas, desde que não se exagere na quantidade.

Transplante: A melhor época é na Primavera, bem no início dela, e somente a cada dois anos, fazendo uma poda moderada das raízes.

Aramação: A jaboticabeira cresce naturalmente como uma árvore, então a aramação é pouco utilizada. Mas, se for necessário, faça somente nos galhos mais lenhosos, sua madeira é bem flexível, mas sempre tome cuidado ao tentar “dobrá-la“. Antes de aramá-la, fixe bem a planta, com fita adesiva ou alguma outra coisa que evite que o tronco principal fique balançando enquanto você enrola o arame na árvore.

Poda: Pode os brotos no segundo ou quarto par de folhas, quando estiver com seis ou oito pares de folhas desenvolvidas, isso fará com que a próxima brotação seja mais vigorosa, e ajuda a manter a forma do bonsai. Você pode fazer podas drásticas ou remoção de galhos durante todo o ano, porém, a melhor época é durante a Primavera.

Reprodução: Pode ser feita através de sementes e é bastante simples conseguir que a árvore se desenvolva, principalmente se as sementes forem semeadas logo após serem retiradas do fruto. A jabuticabeira é uma planta que demora a produzir frutos, então é recomendado que se obtenha um bonsai através da alporquia de um galho que já esteja frutificando, fazendo o anelamento completo do tronco e, utilizando algum tipo de hormônio enraizante. A época recomendada para a alporquia é o final do Inverno.

329 Responses to “Jabuticabeira”

  1. Rafael disse:

    Caro Vinícios,

    Tenho tido o mesmo problema apresentado por alguns amigos que visitaram a página: tenho um bonsai de jaboticabeira que está com as pontas das folhas ficando marrons e caíndo.
    Do que se trata? O que devo fazer?

    Obrigado,
    Rafael

  2. sandra disse:

    Olá,Vinícios!
    Acabei de ganhar um bonsai jabuticaba. Achei lindinho, mas não sei direito como cuidar.Em minha casa não bate muito sol no inverno e não tenho área externa.
    O sol só entra pela manhã na sala por um período muito curto.
    O que faço? Você poderia me ajudar? não gostaria de perder meu Bonsai…não sei qual a idade dele se é novo ou quanto tempo tem, se já deu jabuticaba, sei lá!!!
    Ele parece ser novinho.
    Se vc puder ma ajudar agradeço.
    Um abraço!
    Sandra Alves

  3. Denise disse:

    Oi, Vinícius..estou com o mesmo problema que Rafael..as folhas do meu bonsai estão com as pontas amarronzadas..o que faço?
    Grata

    gcw.1505.gabriel@gmail.com Reply:

    Olha denise tenho 12 anos mas sei como cuidar de bonsai…
    Geralmente o problema esta na poda voce tem que podar o bonsai senao ele morre e gostaria de lhe fazer uma pergunta tambem se voce souber responder o seu bonsai de jabuticaba da frutos? porque eu estou querendo comprar um de jabuticaba mas queria quq ele desse frutos para min ter mais exemplares

    Obrigado desde já…

  4. Thais disse:

    Vinicius meu bonsai tbm esta ficando com as pontas marron e preta o que eu faço? e para mante-lo pequeno eu devo poda-lo?
    Muito obrigada

  5. Bianca disse:

    Olá pessoal, tenho um Bonsai de jaboticaba, muitos estão perguntando o que fazer quando as pontas ficam escuras (preta ou marrom) bom pode ser causada por pouca agua na rega, o que se pode fazer é melhorar a qualidade da rega tomando cuidado para molhar toda a terra do vaso ou aumentar a frequencia da rega! Espero ter ajudado! Bjussss

  6. Rossinê disse:

    Tenho tido o mesmo problema apresentado por companheiros que visitaram a página: tenho um bonsai de jaboticabeira que está com as pontas das folhas ficando marrons e caíndo. Foi adquirido em uma das visitas a minha cidade pela holambra.
    Do que se trata? O que devo fazer?
    Grato pela atenão, ficando no aguardo de sua resposta.

  7. Andrea disse:

    Aonde estão as respostas? Tenho o mesmo problema com bonsais de jabuticabeira: folhas amarelando nas pontas. Não encontro respostas. Quanto mais leio a mesma pergunta de tantos com o mesmo problema mas me aflijo. Aonde estão as respostas? Alguém tem uma resposta? Por que as folhas amarelam nas pontas? O que fazer? Obrigada.

    Vinicius Costa Reply:

    Andrea, existem N motivos que podem fazer com que as folhas amarelem nas pontas, excesso ou falta de adubo, substrato errado, excesso/falta de água, de sol… É difícil dar um diagnóstico assim sem saber exatamente como você está cuidando do bonsai. :-)

  8. luciana disse:

    Já foi dada uma resposta, pouca rega. A todos pergunto: está adiantando regar mais? Para mim não está adiantando muito.

    Vinicius Costa Reply:

    Rega, sol, adubação, substrato… O motivo pode ser qualquer um desses, ou até mesmo todos juntos. É difícil dizer apenas com a informação de que as folhas estão ficando amarelas, Luciana :-)

  9. Guilherme disse:

    minha jaboticabeira tambem está amarelando!
    PS: primeiro dia aqui em casa!
    vou tentar aumentar a rega, será que é isso mesmo? mesmo nesse clima frio? devo deixá-la diretamente ao sol?

    obrigado!

    Vinicius Costa Reply:

    Sempre deixe-a no sol. Sempre.

  10. FATIMA disse:

    Tenho um pé de jaboticaba, sempre floresce , mas quando viram frutas, começam a cair.

    Alguém sabe porque isso acontece?

  11. leonardo disse:

    gostaria de saber como deve ser o solo da jabuticabeira,a terra tem que esta solta ou tem que ta comprimida ?
    Obrigado!

  12. Neide disse:

    Olá,Vinícios!
    Acabei de ganhar um bonsai jabuticaba. Achei lindinho, mas não sei direito como cuidar.Em minha casa não bate muito sol no inverno e não tenho área externa.
    O sol só entra pela tarde na sala por um período muito curto.
    O que faço? Você poderia me ajudar? não gostaria de perder meu Bonsai…ela e bem novinha,ainda não deu jabuticaba, também nunca foi poudada.
    Se vc puder ma ajudar agradeço.
    Uu abraço.

  13. wender disse:

    como faço para cuidar da minha jabuticadeira e como faço pra saber quanto tempo ela tem?

  14. iago disse:

    oi
    eu nao consigo criar um bonsai
    o problrma nao e q estou com um bonsai e ele esta com as folhas caindo nao
    e q eu tenho um pesinho de jabuticaba mas nao sei como deixalo pequeno

  15. Vanderlei disse:

    As folhas do meu estavam ficando marrons, isso no final do inverno, e todas elas vieram a cair, mais agora ja estao crescendo 10 pares de brotos novos, e muito bonito.

    abraços

  16. Mayara disse:

    Ola,

    gostaria de saber oque são pequenos bichos pretos que estao no meu bonsai e como trata-los. Removi com cotonete e coloquei a mistura de sabao e agua borrifado, mas estou apreensiva pois comprei ele faz 4 dias! E gostaria de saber que visto que meu apartamento nao pega muito sol, posso substituir por uma luz artificial? Orbigada.

  17. Roberta disse:

    oi.
    Tenho um bonsai de jabuticaba há 2 anos, ganhei ele com 20 anos. Nestes 2 anos ele nunca deu frutos. Como ele foi comprado em uma floricultura, não tenho como saber se algum dia ele já deu frutos. Gostaria de saber porque ele não está dando frutos. Tenho feito todas as dias dadas e nada acontece. Aguardo resposta. Obrigada.

  18. Beatriz disse:

    As folhas do meu bonsai secaram, mais ainda estão verdes. Fiquei sem regá-lo durante 5 dias, neste calorão… Tadinho.. Ele pode se recuperar? Há uns 4 dias venho regando e cuidando dele sem muito resultado. Tem solução? É melhor podar ou deixar as folhinhas secas assim?

    Obrigada,

    Beatriz.

  19. Ione Protta disse:

    Olá.
    Tenho um bonsai de jaboticabeira com mais de 50 anos. Há 14 anos está comigo e nunca deu frutos.
    Gostaria de saber o que devo fazer e se ainda existe a possibilidade da árvore dar frutos.

    Obrigada e parabéns pelo site!

    Ione Protta

  20. tulio disse:

    tenho um pé de jabuticaba com mais ou menos 60 cm. e as folhas estao caindo e com a ponta preta oq pode ser ?????

  21. Flávio Nunes disse:

    Olá,
    No último fim de semana eu comprei um “Bonsai” de Jaboticaba! Ele estava dentro do Supermercado, longe do Sol e a terra estava seca. Percebi que as folhas estão verde claro e bem enrugadas. Não pude evitar, tive que comprar e tentar salvar a vida da dessa pequenina muda. Li sobre o assunto e comprei terra adubada e fertilizante. Sei que esta não é a época adequada para o transplante, mas achei que ela reagiria bem se eu colocasse terra adubada e o fertilizante. Até agora ela tem reagido bem, mas as folhas continuam enrugadas.
    Fiz certo? Tem mais alguma coisa que eu posso fazer?
    Desde já agradeço pela atenção!
    Abração.

  22. Calderõn disse:

    Ganhamos um Bonsai de Jaboticabeira há uma semana e notei que esta pretejando as pontas de algumas folhas, o que seria!!! Como proceder!!!
    A rega tem sido dia sim dia não, sem excessos, e apenas noto o solo pouco duro!!!
    Muito Grato,

  23. Clarice disse:

    Olá, acabei de ganhar meu bonsai e estou tendo muito cuidado com ele. Ele veio com algumas instrucoes basicas, como: regue todo dia até a água sair pelos furinhos embaixo, deixe muito no sol (ele precisa de sol direto nas folhas). Em dias acima de 30oC regue duas vezes por dia e abaixo de 23oC uma vez a cada dois dias. É necessário borrifar água somente quando a umidade estiver baixa. A adubação é bimestral e a poda anual.
    Gostaria de saber se estas recomendações estão certas e tenho medo de deixá-lo no sol quente de meio dia. Tem problema?
    Quanto ao vento eu estou tomando cuidado (ainda decidindo como vou fazer para ele ficar bem no terraço e de noite eu quardo ele no meu quarto)
    Um abraço.

  24. carol disse:

    tenho um bonsai de jaboticabeira que está com as pontas das folhas ficando marrons e caíndo.
    Do que se trata? O que devo fazer?

    Obrigada!

  25. angela disse:

    tenho uma pequena jabuticabeira na sala ela esta em um vaso grande, a arvore esta com 1 metro e tem 2 anos,quero saber quando devo podar?Obrigado!

  26. Vanessa disse:

    Olá, tenho uma jabuticabeira no vaso. Meus calopsitas conseguiram subir nela e picaram quase todas as folhas e também machucaram vários galhos. Estou com medo dela morrer o que devo fazer?

  27. DEYSIMARA disse:

    Olá,gostaria de saber quantas vezes por semana devo regar o bonzai de jaboticaba, pois ganhei um e nao sei como cuidar estou com medo dela morrer pois as folhas estao caindo.gostaria de saber se isso e normal!obrigado.

  28. Bruna disse:

    Olá

    Estou tendo problemas com meu bonsai! É o segundo bonsai que tenho e está acontecendo a mesma coisa. É uma jabuticabeira, o solo dela está úmido quase sempre encharcado, solo dela parece bastante argiloso, e mesma assim parece que as folhas estão murchas, não sei o que faço se paro de por água tenho medo que ela murche de vez e se colocar água tenho medo que ela morra por excesso de água.

  29. Raymara disse:

    Olá Vinícius acabei de comprar um bonsai de jabuticaba, li as suas instruções sobre como cuidar porém não entendi como faço a poda. Já iniciou a primavera portanto devo adubá-la? Pois não sei se este procedimento foi feito recentemente. No local onde comprei me falaram que tem que deixar ao sol e somente regar uma vez na semana, isto esta correto? O meu bonsai esta com todas as folhas verdes , o seu tronco de cor marrom um pouco escuro. Será que é necessário transplantá-la? Muito obrigada. Raymara.

  30. Jose Angelo disse:

    Tenho um bonsai e resolvir fazer uma poda drastica, com quanto tempo ela vai produzir frutos? e o que utilizar na adubacao.

  31. emerson disse:

    ola vejo o desespero de vc, e percebi q os desesperados comentam mais nos meses de junho e julho, gente e uma arvore nao uma planta, e comum que no inverno as folhas caem mesmo nao se preocupem e so continuar regando normalmente

Trackbacks/Pingbacks


Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Projeto Bonsai no Facebook